Utilize as OTAs para receber mais reservas diretas

Março 9, 2023 Layla. M
Home > Technology > Utilize as OTAs para receber mais reservas diretas
Partilhe este Post

No mundo da gestão hoteleira, as OTA ocupam um papel de destaque. Todos sabemos que sem estas agências, as nossas taxas de ocupação seriam provavelmente muito baixas. O poder comercial destas plataformas é enorme, e praticamente impossível de fazer frente. Muito são aqueles que desejariam não estar em qualquer OTA e não ter que pagar comissões. Mas será esta a melhor solução?

Segundo um estudo recente da Google, a percentagem de utilizadores que procuram websites ou plataformas próprias dos hotéis ou outras unidades de alojamento, depois de as encontrarem em OTA, é de 52%. Noutro estudo, desta vez levado a cabo pela WIHP, concluiu-se que 20% das reservas diretas efetuadas ocorreram depois do hóspede ter encontrado determinada unidade nas OTA

Analisando estes números, talvez seja importante refletirmos se não deveremos parar de pensar em como fugir das OTA, mas sim em como otimizar o nosso motor de reservas e garantir que vamos ao encontro daquilo que os hóspedes andam à procura.

Se um hóspede entra no seu website e não encontra de forma rápida e intuitiva aquilo de que vai à procura (tipologias de quartos, preços, experiências adicionais, …), vai ficar frustrado e acaba por voltar a OTA. Não concorda?

O que podemos então fazer para melhorar o nosso Motor de Reservas? Confira algumas dicas:

1. Faça da simplicidade a sua maior aliada

Crie um website simples, completo e fácil de usar. Se o hóspede tiver que levar muito tempo a encontrar o que procura, vai acabar por desistir e regressar à OTA onde tudo é tão simples. É crucial que o Botão de Reserva esteja disponível e acessível em qualquer momento durante a visita à vossa página.

2. Ofereça mais do que um simples alojamento… personalize a experiência

Ofereça uma experiência única e impossível de recusar. Crie tarifas especiais de pacote como Noite Mágica, Fim de Semana Gastronómico, Maravilhas do Douro… E ao alojamento adicione complementos especiais como jantares típicos, provas de vinhos, check-out tardio. Diferencie-se e eleve o seu alojamento para outro nível. Vai ver que as suas reservas diretas vão começar a aumentar.

3. Seja criativo e diferencie-se da concorrência

Com o constante aparecimento de novas unidades de alojamento um pouco por todo o país, a concorrência é cada vez maior e diversificada. Por esta razão tem que fazer um esforço para sobressair e tornar-se atrativo para os hóspedes. Mas como?

Antes de mais deve saber e identificar o que realmente o diferencia dos outros alojamentos da sua zona. Tem uma localização privilegiada? Os seus quartos são temáticos? As áreas do seu alojamento são maiores do que a média da sua zona? O seu pequeno-almoço é extraordinário? Foque-se nisso. Partilhe essas informações nas suas plataformas e também nas OTA. Faça destes canais seus aliados na divulgação do seu alojamento.

4. Campanhas de Fidelização ou Cupões de Desconto

Premeie os seus clientes por reservarem diretamente consigo. Ofereça um cupão de desconto para utilizar na próxima reserva ou, para atrair novos clientes, crie campanhas em diversos canais (Facebook, Instagram, …) com cupões de desconto para utilizar nas reservas feitas através do seu Motor de Reservas. Ou então ofereça serviços adicionais: upgrade de quarto, pequeno-almoço, check-out tardio… Todos procuramos boas oportunidades. Ofereça-as aos seus clientes e vai ver que as suas reservas diretas vão aumentar.

5. Use e abuse das Redes Sociais

Hoje em dia vivemos num tempo em que temos ao nosso dispor um dos maiores meios de divulgação de informação: as Redes Sociais. Ter uma página de Facebook, Instagram ou até um canal no Youtube é hoje crucial para colocarmos o nosso negócio na boca do mundo. Aproveite estas plataformas para fazer campanhas especiais, pacotes especiais de reservas ou apenas aquele pormenor tão característico e único do seu alojamento. Claro que tudo tem de ser feito com algum planeamento e bom senso. Uma boa estratégia de Marketing Digital pode ajudar.

Estas são só algumas ideias, mas existem muitas mais. E tudo isto fica facilitado quando temos ao nosso dispor ferramentas que nos trazem diversas funcionalidades que automatizam todo este processo, não concorda? Um software especializado é disso exemplo, e pode ajudar em muito a melhorar e facilitar o trabalho diário da gestão de um alojamento.

Se quiser saber mais marque já sua demonstração gratuita com a RoomRaccoon, sem compromisso, e descubra como levar o seu alojamento para outro nível.


AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

Author Image

Layla. M

A grammatical purist with a love for the written word, Layla is a Content Manager at RoomRaccoon, passionate about producing content that drives results. Her passion extends to everything Layla sets her mind to, such as spearheading social responsibility projects for the community and also exploring the beautiful city of Cape Town.

Posts relacionados